AMACE REIVINDICA PONTUALIDADE NA ENTREGA DE COLETES PARA PROFISSIONAIS NA COBERTURA DOS JOGOS DO ESTADUAL

Imprimir
Categoria: documentooficiais
Publicado em terça, 20 fevereiro 2018

 

Oficio Nr. 002/2018

Ilmo. Sr

 

Aron Dresch 

 

Presidente FMF

NESTA

 

Caro Presidente,

 

Após verificarmos alguns equívocos na distribuição de coletes para a imprensa esportiva na Arena Pantanal, sugerimos algumas medidas para disciplinar o acesso dos profissionais e evitar transtornos que possam prejudicar o andamento dos jogos promovidos pela Federação Mato-grossense de Futebol.

 

1. O responsável pela entrega dos coletes deve chegar ao estádio com o mínimo de três horas de antecedência a fim de evitar atropelos ocorridos recentemente.

 

2. Só poderão receber coletes profissionais credenciados pela Associação Mato-grossense de Cronistas Esportivos (AMACE) e em competições nacionais, Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE), Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (ARFOC) e Associsação dos Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB), para evitar que pessoas alheias ao trabalho tenham acesso ao gramado.

 

3. Para receber o colete o profissional deverá deixar a credencial 2018 com o funcionário responsável e retira – lá, após a devolução do colete.

 

4. Os profissionais de imprensa deverão sem exceção utilizar o colete (repórteres, fotógrafos, e cinegrafistas) e em hipótese alguma funcionários sem identificação utilizem camisetas nas cores dos uniformes dos clubes em campo.

 

Certo de contar com a colaboração desta entidade, a (AMACE) Associação Mato-grossense de Cronistas Esportivos estará á disposição para colaborar e dar esclarecimentos.

 

Atenciosamente, 

 

Antônio Sérgio 

Presidente AMACE

 

Cuiabá, 21 de fevereiro de 2018

 

CREDENCIAMENTO ABRACE 2018

Imprimir
Categoria: documentooficiais
Publicado em sexta, 24 novembro 2017

 

OFÍCIO 20/2017 - SEC/ABRACE Brasília,

 

16 de novembro de 2017

A/C

Presidentes de entidade afiliadas à ABRACE

Senhores presidentes,

Cumprimentando-os, antecipadamente, esta secretaria da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos informa o início do credenciamento para a imprensa esportiva brasileira, visando a temporada 2018 das competições nacionais e internacionais.

Como já é de praxe, a credencial da ABRACE continuará a ser solicitada por meio das associações estaduais.

A ABRACE, visando a manter o objetivo de sabermos quantos somos e quem somos atualmente, iniciará – a partir desta renovação de credenciais – o recadastramento dos associados. Para tanto, o cronista deverá procurar a associação estadual e esta encaminhará o pedido da credencial por meio de um sistema informatizado

Lembramos que, para pedir a credencial da ABRACE, o cronista deverá ser registrado profissionalmente junto à Delegacia Regional do Trabalho. O número do registro é exigência legal do Ministério do Trabalho e Emprego para o fornecimento da credencial solicitada.

É oportuno ressaltar que o atendimento de credencial 2018 da ABRACE está condicionado à QUITAÇÃO de débitos anteriores. 

Juntos podemos fazer uma imprensa esportiva brasileira forte, reconhecida dentro e fora do nosso país, e de qualidade. A ABRACE continuará lutando por seu padrão de excelência.

 

Atenciosamente,

Rener Lopes

Secretário da ABRACE 

 

AMACE - Seguindo os parametros da ABRACE comunica que está aberto o credenciamento 2018 para a imprensa esportiva matogrossense.

FICHA CADASTRO NA ABA CREDENCIAMENTO.

 

DIRETORIA DA AMACE

2017/2021

GESTÃO

ANTONIO SERGIO 

 

 

CREDENCIAL DA AMACE É RESPALDADA POR LEI FEDERAL

Imprimir
Categoria: documentooficiais
Publicado em sexta, 17 novembro 2017

     Desde 2011, os radialistas, jornalistas e fotógrafos credenciados pelas Associações de Cronistas Esportivos têm o direito de livre acesso às praças, estádios e ginásios em todo o território nacional garantindo por lei federal.

 

AMACE  inscrita no CNPJ sob o nº 11.066.296/0001-60,  Associação Matogrossense  dos Cronistas Esportivos – é a única entidade com legitimidade para credenciar (e operacionalizar) jornalistas, fotógrafos e radialistas esportivos no estado de Mato Grosso.

    Sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, em 16 de março, a Lei Federal nº 12.395, que altera e consolida a Lei Pelé (Lei 9.615/98), o preceito legal que rege o esporte no Brasil, traz importante decisão em prol das Associações de Cronistas Esportivos, dentre elas a AMACE-MT.

     De autoria do Senador Álvaro Dias, o artigo 90, alínea F, reza que:

LEI 9.615/98

“Art. 90-F. Os profissionais credenciados pelas Associações de Cronistas Esportivos quando em serviço têm acesso a praças, estádios e ginásios desportivos em todo o território nacional, obrigando-se a ocupar locais a eles reservados pelas respectivas entidades de administração do desporto. (Incluído pela Lei nº 12.395, de 2011)”.

      Com a referida garantia legal, o credenciamento de imprensa permanece exclusivo das associações estaduais, chanceladas pela ABRACE ou ACEB (entidades nacionais). Munidos de suas carteiras, os cronistas esportivos têm garantido seu acesso aos jogos de quaisquer modalidades, não apenas o futebol, nas áreas reservadas para a imprensa: cabines, gramados, pistas, salas de coletiva e outras instalações.

    Os profissionais de MT, trabalhando dentro do Estado, precisam estar de posse de sua carteira da AMACE. Aos profissionais de outros estados, em trabalho nos estádios matogrossenses, continuará sendo exigida a carteira da ABRACE ou ACEB.

    O artigo 6º do Regulamento Geral das Competições 2015 (RGC) da CBF atribui às associações de cronistas locais – e não aos clubes e às federações – o direito de credenciar jornalistas e radialistas para a cobertura dos jogos nos estádios de futebol. Feito o credenciamento pelas associações de cronistas, a lista é encaminhada para ciência das respectivas federações.

Art. 6º – Compete às federações estaduais:
VIII – aprovar, se corretas, as listas encaminhadas pelas associações locais de classe representativas de fotógrafos ou jornalistas escalados para cada partida visando o credenciamento e fiscalização do acesso ao estádio e ao gramado, quando não forem realizados diretamente pela CBF.

    Por sua vez, o Regulamento Geral das Competições da Federação Mato-grossense  de Futebol é omisso.

    Nas administrações anteriores da Federação Matogrossense de Futebol.

   Acordos foram firmados verbalmente com AMACE  para o cumprimento da lei que estabelece e reconhece como única entidade com legitimidade para  credenciar a imprensa esportiva do estado de Mato Grosso

    O Artigo seguinte do mesmo RGC reforça que: “É obrigatório que o árbitro da partida observe atentamente o disposto no artigo 38 deste regulamento, assim como o delegado da partida”.

VALORIZE SUA CREDENCIAL!

OBS: COMUNICAMOS QUE O CREDENCIAMENTO PARA 2018 JÁ ESTA ABERTO.

(CLIQUE EM  CREDENCIAMENTO PARA ACESSAR FICHA CADASTRO).

                                            DIRETORIA DA AMACE

                                                      2017/2021

                                                       GESTÃO

                                                    PRESIDENTE

                                               ANTONIO SERGIO

 

CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO – 2018

Imprimir
Categoria: documentooficiais
Publicado em terça, 07 novembro 2017
CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO – 2018
 
 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL
 
 – Período de férias: 30 dias (04/12/17 a 02/01/18)
 
Pré-Temporada: 14 dias (03/01 a 16/01)
Campeonatos Estaduais: 18 datas (17/01 a 08/04)
Torneios Regionais: a definir
Copa do Brasil: 08 fases e 21 datas (31/01 a 17/10)
Campeonato Brasileiro Série A: 38 datas (15/04 a 09/12)
Campeonato Brasileiro Série B: 38 datas (14/04 a 02/12)
Campeonato Brasileiro Série C: 24 datas (a definir)
Campeonato Brasileiro Série D: 16 datas (a definir)
– Copa do Mundo 2018: 31 dias (15/06 a 15/07)
 
Datas-FIFA para amistosos: 10 datas (22/03 a 20/11)
Copa Libertadores: 07 fases e 20 datas (31/01 a 28/11)
Copa Sul-Americana: 06 fases e 12 datas (11/04 a 12/12)
Mundial de Clubes: 10 dias (06/12 a 15/12)
Início do período de férias: 10/12
Observações:
 
30 dias de férias garantidos. 14 dias de pré-temporada por ser ano de Copa do Mundo e pelo novo formato das competições sul-americanas implantado em 2017;
Quantidade de datas para os campeonatos estaduais (18) mantida com relação a 2017;
Datas reservadas para torneios regionais (Copa do Nordeste e Copa Verde) e dos campeonatos estaduais das federações envolvidas a divulgar até o dia 05/10, quinta- feira;
Copa do Brasil iniciando em 31/01 e se estendendo até a metade do mês de Outubro;
Séries C e D terão suas datas publicadas posteriormente;
Séries A e B serão paralisadas para a realização da Copa do Mundo da Rússia, retornando logo após o seu término;
Realização de nove rodadas intermediárias (em meios-de-semana) na Série A, mesma quantidade utilizada em
As datas das rodadas finais das séries A e B estão assim programadas levando-se em consideração a possibilidade de realização de uma final única para a Copa Libertadores,
em 01/12. Caso a CONMEBOL não confirme esta final única ou nenhum clube brasileiro esteja na final, a rodada 38 da Série A será antecipada de 09/12 para 02/12 e a rodada final da Série B passaria de 02/12 para 01/12. Neste caso o início do período de férias seria antecipado para o dia 03/12
 
 
 
 
 
Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2017.
 
Manuel Flores
 
Diretor de Competições

1º Seminário da Crônica Esportiva em Mato Grosso

Imprimir
Categoria: documentooficiais
Publicado em terça, 07 novembro 2017

     A crise da crônica esportiva brasileira, em especial do radiojornalismo esportivo, será tema do 1º Seminário da Associação Mato-grossense dos Cronistas Esportivos (Amace). O evento previsto para fevereiro de 2018 pretende reunir em Cuiabá toda a categoria -repórteres, comentaristas, narradores, proprietários de emissoras de rádio -, além de convidados, para debater o assunto.

 
  O seminário que também pretende debater a importância das redes sociais na divulgação do esporte, terá o apoio do Escritório do Rádio.
Homenagens
 
  Durante o evento que será realizado as vésperas da estreia dos clubes da Capital na Copa do Brasil/2018, também serão homenageados pela Amace, profissionais que marcaram época na radiofonia mato-grossense, como o comentarista Roberto França; os narradores Laércio de Arruda e Eudes Fanaya, entre outros.
 
  Este foi apenas um dos temas na pauta da primeira assembléia da nova diretoria, realizada na semana passada na Capital. Presidida desde o inicio de outubro, por Antônio Sérgio, a Amace também lançou sua nova logomarca e definiu, segundo a Associação Brasileira (Abrace) alguns critérios para o credenciamento dos profissionais que acompanham o esporte regional.
 
  Outra boa notícia dada pelo novo presidente é a manutenção das taxas para o credenciamento 2018 que começa antecipadamente em novembro próximo. “Devido a crise financeira e a antecipação do calendário do futebol do próximo ano, que terá a Copa da Rússia, mantivemos os mesmos valores e antecipamos o início do credenciamento”, ponderou Antônio Sérgio, que, em seguida adiantou: “Seguindo as normas da Abrace, também estaremos abrindo o credenciamento provisório para aqueles não possuem registro profissional”, afirmou.
 
    Na próxima semana, Antônio Sérgio deve se reunir com o secretário de esportes do Estado, Leonardo de Oliveira, para solicitar uma sala na Arena Pantanal, onde a Amace passará a atender os afiliados.
 
“É o local ideal. Existem muito espaço na Arena e vamos facilitar o acesso dos afiliados”, disse Teixeira.
 
  A nova diretoria da Amace, eleita para o quadriênio 2017/2021 tem Orlando de Oliveira Antunes (Mega FM e Futebolpress) como primeiro vice-presidente e Nilson Rachid (Rádio Clube Rondonópolis como segundo vice). Os trabalhos da secretaria geral da Amace continuam a cargo de Sebastião Tavares (Rádio Clube). O tesoureiro é o comentarista e advogado Válter Yamaguchi. O Conselho Fiscal Efetivo é formado por Roberto de Jesus Cezar, Paulo Jorge Mangueira de Souza e Altair Anderli (Rádio Atitude).
 
  O vice-presidente para assuntos nacionais é o narrador Flávio Santos (TV Centro América), o vice presidente jurídico é o comentarista e advogado Cezar Augusto D’Arruda. O diretor de patrimônio é o jornalista Oliveira Júnior (A Gazeta/Record TV).
 
  Os vice-presidentes regionais são: Expedito Martins (Norte), Reinaldo Silva (Araguaia), Francisco Amarante dos Santos “Maga Rosa (Oeste), e J. Moraes (Sul). Por fim a comissão de sindicância será composta por Paulo Jorge de Souza, Wilson Cipriano Peixoto “Pelezinho”, Ademar Portugal (Diário de Cuiabá) e Sebastião Castilho (Rádio Clube).
 
  Por fim, Antônio Sérgio informou que os afiliados já podem acompanhar o dia a dia da entidade através das redes sociais (facebook.com/amacemt) ou pelo site amace.com.br.
 

Mato Grosso perde ícone da Imprensa Esportiva

Imprimir
Categoria: documentooficiais
Publicado em quinta, 26 março 2015

A Associação Matogrossense de Cronistas Esportivos, (AMACE), através de sua diretoria, com profundo pesar, vem a público lamentar o falecimento de seu associado e diretor RUBENS NEVES, ocorrido nesta data 26 de março de 2.015 em Cuiabá.

 

Ele era chamado carinhosamente de o “O GAROTO DO ADVINHA”, foi um gigante da comunicação esportiva de Mato Grosso, cujo trabalho e retidão de conduta muito nos orgulha. Seus ensinamentos hão de se perpetuarem perante as novas gerações, devendo servir de exemplo a todos aqueles que escolherem essa bela profissão para trilharem seus caminhos.

 

Seu desaparecimento do plano terreno deixa uma lacuna difícil de ser preenchida na rádio esportivo desse estado, porém deixa uma contribuição e um legado inestimável em prol do fortalecimento do Esporte, sobretudo o Futebol, uma de suas grandes paixões. Por tudo que RUBENS NEVES representou para a Crônica esportiva.

 

A AMACE através de sua diretoria enlutada envia condolências à família, almejando que Deus possa dar forças para superarem este tão triste momento.
Antonio Carlos e diretoria da AMACE

 
Banner Rodapé